19 de janeiro de 2011

Roteiro - BARCELONA

O roteiro de Barcelona foi um tanto quanto mais difícil.. os lugares são mais “separados” do que em Madri. Um lugar muito famoso é o Bairro Gotico (Barri Gótic). É pertinho de lá que eu vou ficar.

Li váááários depoimentos na internet sobre esse hostel, e o senso comum era de que é um dos lugares mais badalados de Barcelona.. 

Então o lugar é o Kabul Backpackers Hostel  
Plaça Reial, 17, 08002 Barcelona, Espanha +34 933 18 51 90


  
Eu vou ficar um dia só no hostel, do dia 27/08 para o dia 28/08.. Vou ficar duas noites em Barcelona, e vôo pra Paris no dia 29/08 de manhã (eu axo.. rs)

Esse hostel fica muito bem localizado, numa pracinha pertinho das Ramblas.
Uma coisa que todo mundo avisou, frisou, destacou e repetiu foi para tomar MUITO cuidado com os batedores de carteira, famosos pickpockets. Diz que nessa região das Ramblas é muito muito comum.

Quanto ao roteiro, ficou mais difícil colocar no mapa tudo junto, pq como eu disse, em Barcelona as coisas são mais “afastadas”.. mas é mais ou menos assim:

(ps: mais uma vez, post copiado/baseado no blog da Adriana Miller , com pitadas do blog da Adriana Sett

ROTA AZUL – É a rota do primeiro dia de visitas a pontos turísticos

1 - Ponto de referência é a Plaza Catalunya, que é a principal praça da cidade, e é dali que começa a avenida Las Ramblas – provavelmente a rua mais conhecida da cidade e que corta o centro antigo Cuitat Vella até chegar no Porto, de cara com o Mediterrâneo. A avenida, que tem cerca de 2km de cumprimento, com um enorme calçadão no meio onde uma infinidade de artistas de ruas (e ladrões, trombadinhas, e falcatruas em geral. Fique de olho nas bolsas!). Do lado esquerdo (de quem desce em direção ao porto) fica também o Bairro Gótico (Barri Gótic), que é o bairro mais antigo de Barcelona, onde hoje em dia tem muitas de suas ruas fechadas apenas para pedestres, lotado de lojinhas, bares de tapas, restaurantes e pubs.

 Bairro Gótico detalhado:


2 - Uma boa entrada para o Bairro Gótico é a Praça Real (Plaça Reial, que lembra bastante a Plaza Mayor em Madrid), rodeada de restaurantes, hotéis, albergues e bares. Na mesma região fica também a catedral de Barcelona.

3 - No final da Las Ramblas você chega à Praça Colon, com o monumento a Cristovão Colombo. No Porto de Barcelona, começa a Rambla de Mar que é o “calçadão” de Barcelona, passando pelo Port Veil que hoje em dia é repleto de iates e barcos para todos os gostos e tamanhos. Uma outra opção legal é cruzar a “ponte” e ir no Acquarium e no shoppingzinho da Marina, com mais algumas dezenas de opções de bares e restaurantes e lojinhas.

4 - Seguindo pela orla, se chega à principal praia urbana da cidade, a Barceloneta, que já parece ser uma cidade completamente diferente, com um clima de cidade de férias o ano todo.

5 - Andando na orla da Barceloneta está o Porto Olímpico (Pueblo Olimpico), com uma gigantesca baleia dourada. Chegando lá, mais opções de bares e restaurantes (os restaurantes são uma boa opção pós praia, mas os bares são meio suspeitos…).


ROTA ROSA – É a rota do segundo dia de visitas a pontos turísticos.

No dia seguinte, um roteiro totalmente diferente pela cidade. Vamos seguir os passos de Gaudi, o grande arquiteto Catalão e o principal responsável por fazer de Barcelona a cidade que é hoje.

1 – Na luxuosa Passeig de Grácia – outra avenida recheada de opções de lojas (com opções para todos os bolsos, de H&M e Blanco a YSL e Hermes), hotéis, bares e restaurantes, estão outras das principais obras de arte de Gaudi. Ao caminhar pelo Passeig de Gracia não perca a arquitetura maravilhosa dos prédios dos dois lados da avenida. Ali fica a Casa Batló, que é um prédio onde na verdade Gaudi apenas “reformou” o exterior, adicionando mosaicos, janelas, varandas e mais uma vez muitas curvas – mas o prédio em si já estava construído, e era um prédio de apartamentos residências – e hoje em dia é um museu aberto a visitação.

2 - Ainda na mesma avenida está a La Pedrera, que não chega a ser tão “louca” e impressionante quanto a Batló, mas igualmente imperdível. O prédio também é aberto à visitação, mas sua principal atração é o terraço com suas esculturas e labirintos art-noveau.

3 – Subindo, subindo, subindo, encontra-se o Park Guell, outra grande obra de Gaudi. Um parque onde não há uma única linha reta, e todos os cantos têm muitos mosaicos de azulejos coloridos, e curvas e formas estranhas. Aí também se encontra o Museu Casa de Gaudi.

4 – A obra mais famosa de Gaudi é a Sagrada Familia (Temple Expiatori de la Sagrada Familia), que apesar de ter sido iniciada em 1882, ainda esta quase que totalmente inacabada! Há algumas histórias de que, com a tecnologia de hoje em dia, a data estimada de conclusão é alguma coisa por volta 2090! Realmente o projeto é bem ambicioso, e quando concluída será a maior Igreja da Europa. Apenas 8 de suas 18 torres já estão de pé, que simbolizarão os 12 apóstolos, os 4 evangelhos, Maria e Jesus (a mais alta).




 5 – Museo Picasso: É um popular museu instalado em cinco palácios. Foi aberto em 1963 ao grande público e consta com muitas obras de Picasso.


6 -  A Catedral de la Santa Cruz e Santa Eulalia, também chamada, ao invés de catedral, Seo ou Seu em língua catalã, é a catedral gótica de Barcelona, sede do arcebispado de Barcelona.



COMPRAS: Para as compras, peguei uma listinha do blog da Adriana Setti (Não estão no mapa)

- As melhores lojas de redes espanholas boas e baratas (homens e mulheres): Zara, Bershka (só mulher), Stradivarius (só mulher), Blanco e Mango
- As melhores redes internacionais boas e baratas (homens e mulheres): Promod (só mulher) e H&M
- As melhores redes espanholas para langerie: Oysho e Woman’s secret
- As melhores marcas originárias de Barcelona com desenhos criativos: Desigual, Custo
- As maiores pechinchas em roupas e equipamentos esportivos: Decathlon
- O melhor outlet de grifes: La Roca Village
- Os melhores shoppings: Illa Diagonal, Maremagnum
- As melhores ruas para roupas boas e baratas: Pelai, Portal del Angel
- As melhores ruas para grifes: Passeig de Gràcia, Avinguda Diagonal
- As regiões para lojinhas originais e brechós: Carrer Avinyó (bairro Gótico), bairro de Gràcia, bairro do Born
- A melhor rua para eletrônicos: Ronda Sant Antoni
- As melhores lojas de sapatos: Camper, Vialis (só mulher), Casas (multimarca)
- Os melhores lugares para comprar cosméticos: Sephora, El corte Inglés
- A melhor loja de departamento: El Corte Inglés


BALADAS: Onde ir a noite (também não estão no mapa)

- Nitsa é um teatro antigo convertido em boate, o que dá um charme único ao lugar. As festas lá costumam rolar até depois das seis da manhã e a boate oferece um pouco de tudo para todos. Costuma lotar todos os finais de semana, principalmente nas noites em que DJs de nome tocam. Portanto, chegue cedo para não decepcionar.

- A Pacha é sem dúvida uma das boates mais populares de Barcelona. O club tem tudo que uma boa festa precisa: muita gente bonita, um super ambiente, a melhor música e os melhores DJs. Perfeitamente localizada na área universitária de Barcelona, lá rolam diversas festas universitárias, lotadas de gente do mundo inteiro. O fato de a boate ser parte da franchise Pacha por sí só já é garantia de excelência em som e luz, e por isso a Pacha nunca decepciona.
O lugar costuma atrair os grandes nomes da house music mundial e uma das melhores noites rola às terças, quando acontecem as seções Ministry of Sound.

Bom, axo que é mais ou menos isso!
No próximo post eu explico porque vou dormir só uma noite em Barcelona.. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário